24 agosto 2009

A ansiedade atrapalha a fé

Em toda parte, milhões de pessoas vivem apreensivas, temerosas em relação ao futuro do mundo e de suas próprias vidas. A ansiedade, o medo e outros sentimentos são capazes de tirar a paz de qualquer ser humano.

Há situações em que nos sentimos impotentes, pois sabemos que a solução está além da nossa capacidade ou do controle de nossas mãos. Mesmo assim, tais circunstâncias nos preocupam a ponto de nos afetar fisicamente e, em alguns casos, deixar-nos doentes.

Porém, o próprio Senhor Jesus advertiu que tal comportamento é contrário à fé: "Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?" (Lucas 12.22-26)

Nessa passagem bíblica fica claro que nenhum ser ou bem é mais valioso para Deus do que a vida humana. Ora, se cremos em Deus é, no mínimo, incoerente pensar que ao nos ver passar por necessidades, Ele não queira ou não seja capaz de supri-las.

"Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!"
(Lucas 12.27-28)

Deus colocou a fé no coração do homem exatamente para livrá-lo dos efeitos desses sentimentos malignos, que deterioram seu interior e o levam a decisões precipitadas.

O Senhor Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27). Em outras palavras, a fé genuína traz paz e não preocupação.

Daniel foi levado injustamente à cova dos leões. Porém, ele não se desesperou, tampouco duvidou. Ao contrário, confiou em Deus e foi essa fé, sobrenatural, que o livrou da morte. (Confira em Daniel 6.1-28). Todavia, para se atingir essa qualidade de fé, que nos faz acreditar no impossível e ter a certeza de que todas as nossas necessidades serão supridas, não basta ir à igreja ou ser um profundo conhecedor da Bíblia. Para ter uma fé sobrenatural é preciso estar em constante comunhão com Deus.

"Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas" (Lucas 12.29-31)

Isso não significa, no entanto, que devamos cruzar os braços e esperar que as coisas "caiam do céu", tampouco que não teremos mais dificuldades. Devemos trabalhar, buscar a realização de nossos sonhos, enfim, fazer a nossa parte. Porém, o nosso objetivo primordial deve ser entrar e permanecer no Reino de Deus. Essa é a garantia de uma vida feliz, confortável e segura.

Falar "seja feita a vontade de Deus" (vide Mateus 6.10) é fácil. Difícil é colocar isso em prática. De repente, o motivo da sua preocupação, aquilo que você deseja que aconteça, pode lhe parecer bom, mas no futuro poderá lhe trazer sérios problemas. Por isso, use a sua fé para conquistar os tesouros contidos no Reino de Deus.

Bispo Romualdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21