09 setembro 2009

Os truques da vida

Você já brincou com o cubo mágico ou cubo de Rubik? O cubo mágico é aquele cubo cujos lados você deve mover até que cada um deles tenha somente uma cor. Quem já brincou com o cubo inocentemente sabe que é “impossível” zerar o brinquedo. Quem não conhece “os truques”, pode passar anos tentando e simplesmente não atingir o objetivo da brincadeira. Quem apenas tenta resolvê-lo sem saber que há truques, esquemas certos de movimentos que devem ser feitos para que o cubo seja emparelhado com cada cor em seu lugar, acaba ficando frustrado e deixando o brinquedo de lado. Mas o que o cubo mágico tem a ver conosco? Digamos que é possível fazer uma comparação entre a vida e o cubo. Nós somos colocados nesse mundo sem muitas diretrizes sobre como atingir os objetivos fundamentais da vida. Esses objetivos variam de cultura para cultura, mas estão sempre presentes, seja o que for que busquemos dentro da sociedade específica em que vivemos, “se dar bem na v ida” é o motivo pelo qual fazemos a maior parte de nossas escolhas.
Digamos então que “se dar bem na vida”, seja lá o que isso signifique em termos pessoais, é como resolver o cubo mágico. Inocentemente, a grande maioria das pessoas tenta se dar bem na vida sem conhecer “os truques”. Como resultado, ficam frustradas sem saber o que estão fazendo de errado, porquê não conseguem “chegar lá”, porquê o fulano com bem menos capacidade, inteligência ou condições venceu na vida, enquanto elas estão rastejando, aceitando migalhas e se sujeitando a condições indesejáveis para continuarem vivas. A maior razão pela qual as pessoas fracassam na vida não é a falta de vontade, de objetivos, de motivação, de dinheiro. Mas sim, a falta de conhecimento sobre como a vida funciona ou como descobrir rapidamente as regras de qualquer jogo que se queira jogar. Falta o conhecimento de que isso é possível e como fazê-lo.
Existem diferenças fundamentais entre o comportamento, as crenças e a postura daqueles que furam o céu e daqueles que passam pela vida “tentando”. Uma dessas diferenças é a capacidade que essas pessoas têm de “descobrir” como as coisas funcionam na vida, o que seria algo semelhante a descobrir um dos truques para resolver o cubo mágico. Essa capacidade é decorrente de uma postura mental. O ponto principal a ser compreendido neste momento é que, na grande maioria dos casos, as pessoas não vencem na vida porque não conhecem os truques. Sentir-se frustrado e adotar aquela postura de pena com relação a si mesmo – “eu já fiz de tudo e nada na minha vida dá certo” – não é a atitude mais apropriada. No momento em que você compreender que o sucesso em qualquer coisa na vida é uma questão de conhecer as regras do jogo, você se sentirá mais seguro. A nebulosidade da incerteza, da oportunidade, da “sorte” desaparecerá, pois você compreenderá que o êxito é o resultado da execução (assim como no cubo mágico, o êxito é resultado dos movimentos certos). O que se tem observado é que:
1. Pessoas com um “conjunto completo” de qualidades vencedoras como pró-atividade, ousadia, auto-motivação, persistência, disciplina, etc., têm a capacidade de descobrir rapidamente esses truques e estão dispostas a tentar sem medo de errar;
2. Pessoas sem as qualidades necessárias que se deparam com um truque ou outro, na maioria das vezes acabam não tendo sucesso. É o caso da pessoa que “teve sorte”, mas acabou perdendo tudo. É o exemplo do garotão irresponsável cujos pais lhe deram uma empresa de presente e ele deu conta de levá-la à falência. É o caso das centenas de pessoas que ganharam na loteria e acabaram pior do que estavam antes; da pessoa que foi favorecida por motivos pessoais profissionalmente, mas no final das contas não conseguiu dar conta do recado e perdeu o que ganhou. Esses casos nos mostram que “sorte” existe, mas não garante coisa alguma. O que garante sucesso duradouro são as características pessoais somadas com a rapidez em aprender as regras de um novo jogo e aplicá-las de forma eficaz.
3. Há pessoas que possuem algumas das características necessárias para vencer na vida, porém não todas. Há ainda algumas inseguranças, alguns medos. A vontade de vencer está lá, mas a pessoa ainda patina no molhado. Descobrir as regras da vida ou mesmo se ligar de que há regras e de que elas precisam ser descobertas para que se possa vencer mais rápido pode não ser tão fácil para essas pessoas, porém onde há potencial, é possível desencadear o crescimento. As pessoas do grupo acima não têm potencial. Mesmo tendo lances de sorte, elas não têm condições de aproveitar o que lhes acontece. Este terceiro grupo, entretanto, pode caminhar para, no futuro, pertencer ao primeiro grupo. As chances de você pertencer a esse grupo são grandes. Pessoas pertencentes ao primeiro grupo não precisam de ajuda para furar o céu, elas já chegaram lá. O segundo grupo não está interessado em crescer, a não ser que alguém lhes dê tudo de mão beijada. É esse terceiro gr upo que precisa de um empurrãozinho, algumas diretrizes, alguns conceitos para melhor lapidar seus diamantes e, aí sim, engatar a primeira e dar a largada de uma vida bem vivida.
O empreendedor e escritor Tim Ferriss é conhecido por ser capaz de descobrir rapidamente as regras de qualquer jogo e ajustá-las a seu favor, ou seja, ao se envolver numa nova empreitada ou oportunidade, ele descobre os truques para vencer naquela determinada área rapidamente e, com isso, obter uma assustadora vantagem competitiva. Um de seus mais curiosos exemplos é de como ele ganhou um campeonato de tango na Argentina tendo apenas cinco meses de experiência, competindo contra casais que dançavam tango há mais de 15 anos ou como ele ganhou outro campeonato de kickboxing na China, também com muito menos experiência que seus adversários. Será Tim Ferriss um sujeito desses “anormais”, super dotados ou com capacidades especiais? Não! Tim é um cara normal e sem nada de especial – exceto por, talvez, sua postura mental. Tim não segue as regras tradicionais em nada, ele sempre procura brechas “dentro da lei”, como ele mesmo diz, e vence sem roubar n o jogo.
Mas de onde vem toda essa astúcia? Ele deve ser muito inteligente, não? Não exatamente! Tim é tão inteligente quanto eu ou você, como já disse, ele é normal! A diferença é que ele SABE que há truques, sabe onde procurar por eles e não tem medo de usá-los. E essa é uma grande diferença! Se você estiver brincando com o cubo mágico, frustrado e decepcionado por não obter resultados, e nunca ninguém lhe disser que existem truques, chegará um ponto em que você desistirá e simplesmente começará a achar que o jogo é mesmo impossível de ser solucionado. Mas a partir do momento em que você sabe que existem truques, você vai continuar tentando emparelhar o cubinho cegamente? Não! Você vai começar a procurar pelos truques, não vai?! Você vai ver se tem alguma coisa sobre o jogo no Google, você irá a uma livraria, você conversará com gente que já fechou o jogo, enfim, a partir do momento em que você sabe que ficar tentando emparelhar os lados do cubo aleat oriamente não funciona e que existem de fato diversos truques específicos, você irá atrás deles se estiver realmente interessado no brinquedo ou simplesmente o deixará de lado. O fato é que você para de fazer o que não funciona quando você descobre que desconhece a solução.
Vejamos um exemplo bem corriqueiro: perda de peso! É estimado que 86% da população americana já tenha tido ou tem problemas de peso – seja demais ou de menos. Apesar de toda a ladainha que torna o tema tão complexo e complicado, perder ou ganhar peso é de fato simples, quem complica são mesmo as pessoas! Há truques para ganhar ou perder peso, fórmulas específicas, dietas programadas, planejadas, mas a maioria das pessoas que briga com seu peso, jamais se deu o trabalho de ler um só livro sobre o assunto! Elas seguem à deriva com suas dietas, fazendo greve de fome por certos períodos, lesando os músculos na academia em outros, partindo para opções alternativas e pouco confiáveis com a desculpa de que já tentaram de tudo...
É preciso seguir uma única fórmula determinadamente e com persistência para se obter resultados. Mas o que é que as pessoas fazem? Elas não conhecem nenhuma dessas fórmulas na íntegra (apesar de livros sobre perda de peso pipocarem nas livrarias e a Internet ser a maior fonte de material sobre o assunto jamais existente). Elas pegam trechos de uma fórmula aqui, outros trechos de outra fórmula ali, alguns mitos sem pé nem cabeça, juntam tudo, não aplicam por tempo suficiente e depois dizem que já tentaram de tudo e não sabem porque não obtêm resultados!
Você está começando a entender a moral da história nessa questão de fórmulas e truques? Há procedimentos específicos para se obter certos resultados na vida. A maioria das pessoas não sabe na íntegra procedimento nenhum! Elas ouvem falar, pegam pedaços aqui e ali, mantém crenças desatualizadas e no final das contas não conseguem explicar porque nada em suas vidas dá certo! A luta contra o peso é um bom exemplo, mas podemos citar ainda diversas outras áreas em que as pessoas se batem na vida e não se dão o trabalho de buscar informações sólidas sobre como solucionar certos problemas como finanças, trabalho, carreira, relacionamentos sociais e afetivos, enfim, a lista vai longe.
A moral da história é que as pessoas falham na vida mais por não saberem como vencer do que por dificuldades pessoais, ou falta de oportunidades. A partir do momento que você perceber que pode fazer o que quiser na vida, desde que saiba quais são as fórmulas, o mistério cai por terra, a cortina se abre e tudo fica mais claro. Você deixa de se bater tentando resolver problemas quando a solução está uma informação adiante e deixa de acreditar que deve ser especial ou ter conhecimentos não disponíveis para você. Sua autoconfiança aumenta, pois você passa a conhecer as regras do jogo de primeira mão, sabendo também como descobrir novas regras se for o caso. Você passa a ser mais ousado, pois riscos, em sua maioria, são uma questão de ponto de vista. Tudo que é desconhecido é um risco, mas se nada é completamente desconhecido para você, então o senso de risco diminui consideravelmente.
Fonte: Fran Christy (escritora e consultora em estratégia e desenvolvimento pessoal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21