18 outubro 2009

Muito além da vitória

O campeão não sossega. Parece que está sempre procurando desafios. Jamais se acomoda e está constantemente inventando novidades.
Foi assim com Picasso: estava com quase noventa anos e continuava pintando como um louco. Foi assim com Pablo Casals, o grande instrumentista que ensaiava várias horas por dia à beira do nonagésimo aniversário. Incansável, comentava que no futuro "não queria ser visto como alguém decadente".
Lembro-me de uma entrevista com Ivo Pintangüi, na qual ele dizia que olhar as montanhas de Minas Gerais estimulava sua fantasia. O importante, para ele, era imaginar o que havia por trás do que sua visão conseguia captar.
Os campeões têm dentro de si o desejo de superação. Aquela mescla de celebração pela vitória e vontade de alcançar uma nova conquista rapidamente.
Como dizia Ayrton Senna, para quem acomodação era palavra proibida:
- Depois de uma corrida, procuro visualizá-la mentalmente e, quando a analiso, sempre descubro algo que eu poderia ter feito melhor: um traçado, uma curva, um momento de acelerar ou frear.
Em síntese, sempre dá para fazer melhor do que da última vez.
O campeão quer saber tudo sobre seu trabalho. Escuta as críticas, pede opiniões, analisa sua performance... Tudo com o objetivo de ir além. Claro que, apesar de escutar diferentes opiniões, ele sabe que a decisão é sua e assume as conseqüências dos resultados.
Mas não há limites diante de suas possibilidades. O campeão nunca diz:
- Isso não é para mim.
Ao contrário, ele vai atrás das competências necessárias para realizar seus sonhos. Obviamente, dentro da fruta do sucesso, há sempre algumas sementes do fracasso. Assim, mesmo adorando a vitória, um campeão não deixa que sua vaidade o conduza à acomodação. Como os bandeirantes fizeram ao superar o Tratado de Tordesilhas, que criou o Brasil maior, ele amplia suas fronteiras.
Por isso, o campeão sabe que derrotas fazem parte da vida. Lógico que, como todas as pessoas, ele as odeia, mas tem sangue frio suficiente para não entrar em desespero nos momentos mais difíceis. Ele tem sabedoria para aprender com seus erros e, principalmente, não joga as responsabilidades nas costas dos outros. Sabe ser tão grande nas derrotas quanto nas vitórias. Não abaixa a cabeça com os erros, pois reconhece que eles fazem parte do jogo.
Eu observei várias vezes o Oscar Schmidt entrando na quadra de basquete e notei que, várias vezes, ele começava a partida errando, mas, diferente de outros jogadores que, quando erram, perdem a moral, ele continuava arremessando. Sua versão para o fato:
- Continuo porque sei que a partir de um momento a bola vai começar a entrar.
E a bola entrava mesmo. Ou seja, errar faz parte da vida. Não da vida de todos, é claro. Os medíocres nunca erram porque não ousam. Penso que o pior na vida não é ser infeliz, mas sim não ter encontrado coragem para ousar, para ir atrás de seus sonhos. Quem encontra essa coragem dentro de si, vive com muita paixão e intensidade, pois sabe que está buscando realizar os desejos mais profundos de sua própria alma.
Note como todas as pessoas fora de série são apaixonadas pelo que fazem. Elas não conseguem separar trabalho de diversão, pois estão sempre hipnotizadas pelo trabalho que realizam. Elas sabem que existem problemas, porém não se fixam neles. Concentram sua atenção em seus objetivos e jogam o pessimismo para fora de suas vidas. Afinal, o pessimismo só serve para aumentar o tamanho do problema e diminuir sua capacidade para encontrar a solução.
Aliás, pessimismo é uma doença contagiosa. Livre-se da negatividade esteja ela onde estiver e pare de se sentir uma vítima.
Muita gente gosta de despertar piedade. Mas perceba que é difícil você admirar alguém de quem tem pena. Portanto, evite essa postura de vítima. Se algo não deu certo, aprenda o que for possível da experiência e siga em frente.
Os campeões têm sede de ir adiante. Quando estão estudando, planejando, atuando, emanam uma energia capaz de ofuscar todas as limitações. Sabem que estão sempre vivendo momentos de decisão. E gostam desse estilo de vida.
Por isso, antes de começar seu dia, tome uma dose de vitamina P (de paixão), independentemente de como foi o dia anterior. Tente acordar mais cedo para fazer uma ginástica, faça uma oração em agradecimento a Deus por mais um dia que Ele está te proporcionando, depois coloque uma música animada, tome aquele banho energético e faça o seu desjejum com uma alimentação saudável.
Então, você estará pronto para começar bem o seu dia, com paixão e intensidade, buscando oferecer mais do que o combinado. Pois os campeões sabem que têm capacidade para superar as expectativas e, por isso, sempre surpreendem. À noite, quando voltar para casa, reflita sobre o dia que passou. Comemore as vitórias e analise as derrotas. Veja o que é possível fazer para transformar essas derrotas em conquistas e, se for fato consumado, sofra apenas o tempo necessário para elaborar planos de ação e continuar a luta. Levante a cabeça e pense que amanhã você vai mudar o rumo do rio.

Fonte: Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21