13 outubro 2009

Você recebe aquilo que dá

"Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas, enviou-lhes o Senhor um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; livrei-vos da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam, e os expulsei de diante de vós, e a vós vos dei a sua terra. Também eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas não destes ouvidos a minha voz." (Juízes 6.6 -10)

Desde que escapou da ira do Faraó no Egito e testemunhou o milagroso episódio de abertura do Mar Vermelho, Israel vivenciou grandes vitórias, uma delas foi a derrubada das Muralhas de Jericó. A fama de Israel cresceu dentre todas as nações, as quais tomou posse da terra dos inimigos que a vinham amedrontando.

Mas agora, as circunstâncias mudaram dramaticamente. O povo de Israel se escondia dos midianitas em tocas, cavernas e fortalezas que eles construíam nas montanhas. Para uma nação grandiosa que fora, eles agora estavam com muito medo de deixar suas cavernas. A opressão era demais para eles. Como que as coisas chegaram a este ponto?

Bem, as coisas andaram para trás porque eles deixaram de dar ouvidos à Palavra de Deus. Não estavam mais seguindo a direção que Deus havia lhes dado e como consequência o mal estava prevalecendo.

Não foi Deus que virou as costas para eles, foi o contrário; eles é que viraram as costas para Deus, e quando os problemas começaram a crescer, a única solução que eles encontraram, foi se esconder nas cavernas.

Na verdade, é muito mais difícil cavar buracos nas montanhas que em um lugar plano. Eles tinham os equipamentos para construir esconderijos, e podemos ver que isso funcionava. Mas não para solucionar o problema, e sim se esconder dele, porque eles não podiam se esconder da fome. Eles até tentavam achar algo para comer aqui e ali e também tentavam plantar, mas assim que chegava a época da colheita, os midianitas vinham como gafanhotos e roubavam tudo. O que sobrava era destruído. Todos os seus esforços eram em vão.

E é isso exatamente o que acontece quando você está afastado de Deus. Quando os problemas vêm, você acaba se desesperando e acaba fazendo coisas erradas para tentar mudar sua situação, mas ela não muda. Suas tentativas não têm nada a ver com Deus, porque está afastado Dele.

Do mais fundo da caverna eles clamaram a Deus. Mas clamar, são apenas palavras, e como eles deram palavras, receberam palavras. Deus mandou-lhes um profeta que basicamente disse: "Eu os livrei de tantas coisas, mas vocês viraram as costas para mim. É por isso que estão sofrendo." Não é preciso dizer mais nada; a situação deles não mudou nem um pouco.

Muitos cristãos oram fervorosamente e sabem muitas passagens da Bíblia na ponta da língua, mas a vida deles nunca muda, porque palavras são tudo aquilo que podem dar. Não há nada sólido, consistente, materializado em sua fé. Não há ações.

Com Deus é assim: se você fala, Ele fala, mas se você age, Ele irá regir. Chegou a hora de enfrentar seus inimigos e parar de se esconder deles. É hora de pegar aquelas ferramentas que usou para cavar buracos e construir cavernas e transformar isso em armas. Ao invés de ficar apegado com o pouco que tem, não tenha medo de dar ouvidos a voz da fé que diz: 'Sacrifique isso para Deus.' Volte ao ponto em que de fato, ouvia a Palavra de Deus e a obedeça.



Bispo Julio César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21