08 novembro 2009

Resistindo ao Desânimo



No mês passado escrevi sobre um tema que, em um ou outro momento afeta a todos nós: o desânimo. Eu gostaria de abordar esse tema de novo, por um ângulo ligeiramente diferente.
Muitas são as coisas no trabalho que nos desanimam e impedem que completemos nossa missão de vida. Ao longo de anos, frequentemente fico imaginando se nosso pior inimigo é a procrastinação ou o desânimo. Se satanás não puder fazer que adiemos a busca pelo cumprimento de nossa missão, ele tentará nos levar a abandoná-la de uma vez por todas.  
Na Bíblia, o apóstolo Paulo oferece as seguintes palavras de conselho quando nos confrontamos com o desânimo: “E não nos cansemos de fazer o que é correto, porque em pouco tempo teremos uma colheita de benção, se não desanimarmos nem desistirmos” (Gálatas 6.9 - Bíblia Viva). 
Você já se sentiu cansado de fazer o que é certo? Todos já passamos por isso. Ás vezes parece mais fácil fazer o errado do que o certo. Quando ficamos desanimados nos tornamos ineficientes e geralmente lutando contra nossa própria fé. Quando estou desanimado, me pego dizendo: “Isto não pode ser feito”. É exatamente o oposto de: “Eu sei que Deus pode fazer isto, porque Ele disse...”.
Faça a si mesmo estas perguntas: 
 ·  Como lido com o fracasso?
·   Quando as coisas não acontecem como quero fico amuado ou irritado?
·   Quando as coisas não acontecem como quero fico frustrado ou murmurando
·   Eu sempre termino o que começo?
·   Como avalio o grau da minha persistência ou perseverança?
Deixe-me oferecer-lhe um conselho: se você está se sentindo desanimado, não desista sem lutar. Nada que valha a pena acontece sem perseverança e energia. Quando um artista começa a criar uma escultura, ele precisa tirar uma lasca de cada vez. Ele não bate no cinzel com o martelo apenas uma vez e, de repente, observa todos os excessos caírem para revelar a beleza da obra de arte. Ele precisa bater na pedra vez após outra, tirando as partes que não se encaixam em sua ideia para a escultura.
Isto também se aplica à vida. Nada que realmente valha a pena é fácil. Você precisa abrir caminho para alcançar seu objetivo e persegui-lo pouco a pouco, até que sua vida se transforme na obra-prima da graça de Deus. Efésios 2.10 nos assegura: “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” 
Pessoas notáveis são apenas pessoas comuns com extraordinária determinação. Elas simplesmente não sabem o que é desistir e se recusam ceder ao desânimo.


Por Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21