01 dezembro 2009

Coragem nem sempre é natural

Dizer que Gideão era corajoso é enfeitar um pouco a história. Gideão se tornou corajoso depois dos vários incentivos que Deus lhe deu, mas a princípio ele temia como todos os outros. A diferença de Gideão estava na sua fé inteligente. Mas para agir a fé inteligente, é preciso coragem. Por isso Deus pacientemente o ajudou a desenvolvê-la. "Eu já dei a vitória a você. Mas, se você estiver com medo de atacar, desça até o acampamento deles. Você vai ouvir o que eles estão dizendo e então terá coragem para atacar o acampamento." (Jz 7.9-11) A prova que Gideão estava com medo é que ele desceu ao acampamento para ver mais um sinal de que Deus lhe daria a vitória – mesmo Deus dizendo, "Se estiver com medo, desça..."
E Gideão desceu — quer dizer, estava ainda com medo!
------------------------------------------------
É importante sabermos que os heróis da Bíblia eram como nós. ------------------------------------------------
Tinham medo. Duvidavam. Não nasceram corajosos. Não criam neles mesmos. As vezes pecavam feio. Mas quando a fé inteligente estava presente e o coração era sincero, Deus os usava mesmo assim. Ele lhes dava a chance de vencer seus complexos e medos. Há pessoas que parecem já ter nascido com o gene da coragem. Para o resto de nós, a coragem só vem quando fazemos as coisas APESAR de sentir medo.

Bp. Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21