11 fevereiro 2010

Autodisciplina


O segredo do sucesso em todas as áreas da vida


Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia



Uma das qualidades mais admiráveis no ser humano é a autodisciplina. Governar a própria vontade pode até parecer algo fácil, mas não é. Aquele que consegue dominar o seu eu e dizer “NÃO” a si mesmo, já é um vencedor. 

Muitas pessoas dentro das igrejas são levadas pela fé a sonhar. Elas saem do templo, infladas de esperança e da certeza de que irão conquistar o que querem. No primeiro obstáculo, porém, várias desistem. A falta de autodisciplina pode atrapalhar a vida de um indivíduo por toda a vida. È preciso aprender desde cedo a dizer “não” para aquilo que parece ser bom, mas não é. 

Na adolescência, a autodisciplina é de extrema importância já que a fase é marcada pela impulsividade. Dizer “não” à partida de futebol com os amigos ou deixar de pegar onda em um dia de sol para estudar para uma prova de história, por exemplo, não são tarefas das mais agradáveis. Mas se há autodisciplina, a perspectiva de vitória não é certa, é certíssima. 
É claro que não se aprende da noite para o dia, mas a notícia boa é que, a qualquer momento que se queira, pode-se iniciar o exercício da autodisciplina. 

É preciso ter horário para comer, tomar banho, estudar, trabalhar, namorar, cuidar da família, descansar, se divertir, enfim, quando a autodisciplina é um referencial na vida de uma pessoa, certamente ela não vive reclamando pelos cantos. 

Deus se alegra com todos aqueles que se esforçam em fazer o melhor. Isso vale para todas as áreas da vida de uma pessoa. 

A autodisciplina concede ao homem dominar o seu estado de espírito. Ele vive segundo seus compromissos e não segundo suas emoções. “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” (Provérbios 25.28) 

Primeiro é preciso pensar no que se vai falar e, depois sim, abrir a boca. “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida.” (Provérbios 13.3) Frear as emoções evita muitos imprevistos indesejáveis. Somente a sabedoria gera autocontrole. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19.11) 

Quando uma pessoa não consegue ser proativa, certamente decidirão por ela. Seu tempo precisa ser bem aproveitado. “Vivam com o devido senso de responsabilidade… fazendo o melhor uso do seu tempo.” (Efésios 6.15-16). 

Uma área em que muitas pessoas se perdem é a financeira. A má administração do dinheiro pode ser fatal em alguns casos específicos. Viver com menos do que se ganha é a base de qualquer estrutura familiar. É bom lembrar que Deus espera que o homem domine o dinheiro, não vice-versa. É o homem que decide onde e quanto vai investir. “O homem prudente poupa para o futuro, mas o tolo gasta tudo quanto ganha.” (Provérbios 21.20) 

A disciplina que o homem estabelece hoje para a sua vida, vai determinar o grau do sucesso que terá amanhã. Para os que querem abraçar a autodisciplina, é bom saber que a força de vontade é o elemento número 1, para que o autocontrole aconteça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21