21 setembro 2009

O que é pecado?

Alguém me perguntou recentemente, "É um pecado divorciar de meu marido?" Senti que a sua principal preocupação era saber se Deus seria zangado com ela, se ela fez isso. Acho que essa é a forma errada de entendimento de 'pecado'.

As pessoas muitas vezes, erradamente, associam o pecado com a religião e a ira de Deus a negar-te algum prazer. Mas pecado, ponha simplesmente, é algo que você fazendo isso magoa a si próprio, outros, ou Deus. Em outras palavras,  cometer o pecado é cometer um erro.

Na Bíblia, a palavra "pecado" vem da mesma raiz da palavra hebraica que é usada para expressar o verbo "para falhar o alvo". Se você pensar nisso por um momento, ele irá mudar completamente o conceito de pecado. Você vai perceber que cada vez que o pecado, você está faltando um alvo.

Portanto, no exemplo acima, o que acontece se essa senhora reformulava sua pergunta e em vez perguntou: "Posso perder o alvo se eu me divorcio de meu marido?" Colocar a questão desta forma seria forçar imediatamente a ela para se perguntar, "Qual é a minha meta? O que estou tentando realizar? "Ela então percebe que o alvo em um casamento não é o divórcio. Pelo contrário, é para encontrar a felicidade e  objetivo de partilhar a sua vida com alguém. Então, o alvo dessa senhora, na verdade, era para resolver problemas de seu casamento e reconquistar a felicidade que tinham quando primeiro se casou.

Mas ela pensou erradamente no divórcio como um caminho para fora do seu casamento e problemas. Se ela fez isso, ela pode ter "resolvido" um conjunto de problemas, mas imediatamente executado em um outro - estar sozinha, disputas sobre a custódia de seus filhos, uma bagunça financeira, cicatrizes das crianças para a vida, etc. Em outras palavras, ela teria falhado o alvo em grande escala.

Nunca mais pensar no pecado como um fardo que Deus colocou sobre você para matar sua alegria e liberdade. Lembre-se que quando você peca, ou falha o alvo, você é a primeira vítima. Sim, Deus pode ficar triste porque você fez isso, outros também podem se machucar, mas você é o único que vai pagar o preço mais elevado. Ninguém mais.



Seja inteligente. Acerte o alvo.


Bispo Renato Cardoso
Tradução livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21