07 setembro 2009

Os olhos

Como espelho da alma, mostram a condição espiritual da pessoa
"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mateus 6.22,23).
Com estas simples palavras, nosso Senhor revela o que há de suma importância por detrás dos olhos. Não se trata apenas de mostrarem a direção para o corpo, mas também de revelarem o que está dentro deste corpo. Podemos dizer que enquanto os olhos nos dão o prazer de enxergarmos, mostram também a radiografia da nossa alma.
A Bíblia fala muito sobre certas partes do corpo, especialmente o coração, símbolo da alma. A boca fala do que está cheio o coração, mas por detrás da beleza e do resplendor de um olhar pode existir um gigantesco mar de trevas, pronto para afogar os incautos.
Antes da queda, Adão e Eva tinham os olhos segundo os de Deus. Depois perderam a sua beleza singular e, o que é pior, a sua pureza. E acabaram desvendando a sua própria ruína. Como espelho da alma, os olhos descobrem a condição espiritual da pessoa. Na prática, significa dizer que os olhos fitos no lado bom do caráter humano mostram a luz dentro do indivíduo.
Se, porém, forem fixados nas falhas e nos erros humanos, é óbvio que gerarão palavras censuráveis e, conseqüentemente, problemas de relacionamento entre as pessoas. E aí ficam caracterizadas as trevas.
É a partir de um exame mais apurado dos olhos que podemos avaliar a nossa espiritualidade. Creio que o Senhor nos legou este precioso ensinamento a fim de sempre checarmos a nossa condição espiritual, para não permitirmos que as emoções fantasiosas do coração venham a nos iludir. Assim, quem quiser saber o que há dentro de si, basta julgar os próprios olhos. Todos temos virtudes e defeitos; mesmo assim, Deus nos tem visto com bons olhos.
E quem tem bons olhos vê apenas qualidades, e o resto despreza. Na seqüência dessa atitude vem o julgamento bom do coração, que gera maior compreensão entre as pessoas e mais paciência com os débeis na fé. Assim, acontece o que diz o apóstolo Paulo, na sua carta aos cristãos da cidade de Éfeso:
"com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Efésios 4.12-14).
Ora, se cada membro do corpo de Cristo se mantiver em luz, então, onde quer que ele estiver, seja em casa, no trabalho, na rua ou na igreja, todos verão a glória de Deus no seu caráter. Se, por outro lado, os olhos de uma pessoa observarem o lado mau dos seus semelhantes, de forma natural e imediata ela passará a tecer comentários nocivos em relação a eles, tais como críticas quanto ao modo de se vestirem, de falarem, etc.
Obviamente isso vai correr de boca em boca, até chegar aos ouvidos das pessoas criticadas. E daí vêm discórdias, dissensões e tudo o mais que o diabo gosta, e torce para acontecer sempre entre os irmãos.
As intrigas e as críticas geram mágoas, e com isto vêm a tristeza, o desânimo na fé, o abandono da comunhão na igreja e, finalmente, a morte espiritual. Como vemos, os nossos olhos não servem apenas para enxergar, mas também identificam o nosso caráter diante do próximo.
Não importa se a pessoa se diz cristã, e até se ocupa um cargo na igreja. Se os olhos dela são maus, significa que ela jamais conheceu o Senhor Jesus. E a respeito desse tipo de "cristão" o Senhor dirá: "...Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mateus 7.23).
Extraído do livro "Mensagens que Edificam", do Bp. Edir Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21