01 outubro 2009

Adquira o hábito da ação

Para muitas pessoas o mais importante é ter idéias e inspiração, mas será que sem o hábito da ação as idéias têm valor?
Existe uma qualidade que é partilhada por todas as pessoas que alcançaram o topo - elas fazem o que precisa ser feito. Esta capacidade supera a inteligência ou talento e determina o valor de seu sucesso.
Apesar da simplicidade deste conceito há uma incrível carência de pessoas que primam em obter resultados. O hábito da ação - o hábito de pôr as idéias recheadas de inspiração em prática rapidamente - é essencial para garantir que as coisas sejam feitas. Estão aqui algumas dicas que podem ajudar a desenvolver o hábito da ação:
1. Não espere até que as circunstâncias sejam perfeitas
Se para começar você fica à espera que as circunstâncias sejam perfeitas, provavelmente nunca irá começar. Haverá sempre algo que não é completamente perfeito. Ou o momento não é este, o mercado está em recessão, ou há demasiada concorrência. No mundo real não há a altura certa para começar. Você tem de passar rapidamente à ação e ir resolvendo os problemas sempre que eles surjam. O melhor momento para começar era ontem. O segundo melhor momento é agora.
2. Faça acontecer, não espere que aconteça
Pratique o fazer em vez de apenas planejar. Quanto mais tempo demorar a pôr em prática uma idéia, mais fraca ela se torna. Após alguns dias os detalhes começam a esfumaçar. Após uma semana esqueceu completamente. Quando você passa para a ação verá que estimula novas idéias durante o processo.
3. Lembre-se que uma idéia sem ação não traz sucesso
As idéias e a inspiração são importantes, mas apenas têm valor depois de serem colocadas em prática. Uma idéia média que é posta em prática é mais valiosa do que as idéias brilhantes que guarda para "outro dia qualquer" ou para "a oportunidade certa". Se teve uma idéia num momento de inspiração, que acredita realmente, então passe à ação. Enquanto não passar à ação nada irá mudar.
4. Use o hábito da ação para superar o medo
Já reparou que a parte mais difícil de fazer um discurso público está em ter de esperar que chegue a sua vez? Mesmo os palestrantes e os atores profissionais sofrem da "ansiedade do pré-desempenho". Quando começam o medo desaparece. O hábito da ação é a melhor cura para o medo. A altura mais difícil de agir é na primeira vez que faz qualquer coisa. Depois de dar o primeiro passo irá adquirir a confiança necessária e as coisas vão ser bem mais fáceis. Supere o medo agindo, construindo uma confiança inabalável.
5. Coloque o seu motor criativo para trabalhar
Um dos maiores equívocos sobre trabalho criativo é que somente pode ser desenvolvido quando a inspiração surge. Se espera que a inspiração surja do nada, os seus níveis de produtividade serão abalados seriamente. Em vez de esperar, ative o seu mecanismo criativo, seja pró-ativo. Se precisa escrever um artigo, force-se a escrever qualquer coisa. Utilize a técnica de "brainstorming". O hábito da ação estimula o fluxo de idéias e cria inspiração.
6. Viva no presente
Foque-se no que pode fazer neste momento. Não se preocupe com o que deveria ter feito na semana passada ou o que poderá fazer amanhã. Sobre o que passou nada mais pode fazer, o futuro só pode mudar se começar a agir agora mesmo. O amanhã ou a próxima semana transforma-se frequentemente em nunca quando não se faz nada hoje. Crie boas idéias recheadas de inspiração, mas é mais importante que fortaleça diariamente o hábito da ação.
7. Passe para a ação agora mesmo
Com que frequência verifica o e-mail ou leitor de RSS antes de fazer algum trabalho? Estas distrações custarão um montão de tempo se não as limitar e passar imediatamente ao trabalho propriamente dito. Transforme-se em alguém que começa imediatamente as tarefas que têm mais impacto imediato na sua vida. Verá que se torna mais produtivo e os outros irão olhá-lo como um líder.
É necessário coragem para passar à ação sem instruções de ninguém. Talvez seja por isso mesmo que a iniciativa é uma qualidade rara e que é tão cobiçada em toda parte. Aprenda a ter iniciativa! Quando tiver uma boa idéia, comece a executá-la de imediato ou aponte a idéia e agende uma hora para trabalhar nela se nesse momento estiver ocupado terminando uma outra tarefa igualmente importante. Quando outros verem que você é sério e objetivo no hábito da ação, então irão querer se juntar a você. Os líderes não têm ninguém para dizer-lhes o que fazer, pois já fizeram o que tinha de ser feito. Por isso, se quiser liderar, tem de aprender a agir de imediato e de forma independente, quer seja numa idéia sua ou seguindo a inspiração de alguém.
E você, quer liderar ou ser liderado, quer inspirar-se em alguém ou prefere ser alvo de inspiração? Quer partilhar as suas idéias para adquirir o hábito da ação? Responda nos comentários.

Autoria desconhecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21