16 novembro 2009

Raiz dos problemas


Ontem, durante a reunião das 19hs, o meu esposo falou algo que achei tão forte que tive que tirar um tempinho hoje para escrever sobre o assunto. Creio que vai ajudar a muitas pessoas, assim como me ajudou.

Ele falou sobre a raiz dos problemas, que ela está escondida, debaixo da terra, longe daquilo que podemos ver com os nossos olhos. Saul mostra bem esse tipo de problema. Muitas vezes pensamos que o problema de Saul foi porque ele desobedeceu a Deus ou porque ele invejou a Davi, mas raramente refletimos na raiz do problema dele. Esses pecados foram visíveis aos olhos humanos e na verdade consequências de uma raiz invisível aos nossos olhos.

Saul era muito inseguro. Por ser o homem mais alto de Israel, filho de um homem valente de guerra, e elegido como primeiro rei de Israel, Saul gostava de ser o foco das atenções e almejava continuar nesse lugar, custe o que custar. Foi daí então que ele resolveu desobedecer a Deus, pois queria agradar o povo e com isso manter a sua popularidade. O importante para ele era ser amado, admirado, enfim o importante era o que as pessoas pensavam dele e não o que Deus pensava. Ele desobedeceu a Deus duas vezes pelo mesmo motivo.

Depois mais tarde, quando Davi apareceu em sua vida e começou a tirar toda aquela atenção que ele mantinha, Saul começou a odia-lo, e assim, pecar mais uma vez contra Deus. E porque? Porque a atenção não estava mais nele e sim em Davi. Toda aquela insegurança só o fez fazer bobagem! Ele chegou ao ponto de procurar matar a Davi - uma pessoa que só lhe fez bem toda a sua vida.

Ora todas nós sabemos do fim de Saul, mas também temos que saber porque aquele fim - porque não houve uma segunda chance para ele e porque ele não conseguiu se erguer espiritualmente de novo...

Saul não lidou com a raiz do problema! Ele quis lidar com as consequências da raiz - mas isso não resolve em nada. Ele tentou amar Davi e prometeu a ele várias vezes que não iria mata-lo, mas não conseguiu. Ele tentou obedecer a Deus mas não conseguiu. Ele tentou ser um bom rei, mas não conseguiu. Tudo porque a raiz ainda estava estragada. A única chance que ele tinha era de reconhecer a raiz do seu problema e lidar com ela.

Quando nós lidamos com a raiz, sabemos o que temos que mudar e contra o quê temos que lutar. Aí nós paramos de culpar as outras pessoas, ao nosso passado, e as circunstâncias ao nosso redor.

Muitas de nós tem vivido esse dilema. Cristãs que estão fracas espiritualmente, vivendo um ciclo de problemas, um dia em alta, outro dia em baixa. Um ano bem, outro ano mal. Vivem a culpar a tudo e a todos e nunca resolvem o problema que está dentro delas.

Eu oro a Deus... que Ele venha abrir os nossos olhos para que não venhamos um dia nos arrepender de não ter tido coragem para enxergar a raiz dos nossos problemas.
 
Cristiane Cardoso
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21