12 dezembro 2009

Dinossauros brasileiros

Dá pra imaginar? Dinossauro aqui no Brasil?! Mas é possível!
Pesquisas recentes revelam a descoberta de duas espécies no Brasil, uma em Minas e outra no Maranhão.

Nosso dinossauro mineiro, o "Uberabatitan ribeiroi", conforme o estudo de detalhes de seus elementos ósseos, poderia atingir de 15 a 20 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e peso estimado entre 12 e 16 toneladas.










Ossada do uberabatitan ribeiroi exposta na UFRJ
 
 

Uberabatitan ribeiroi segundo Ilustração deRodolfo Ribeiro

E no maranhão, foram encontrados às margens do Rio Itapecuru, na cidade de Itapecuru Mirim, ao norte do Maranhão, os fósseis do mais antigo saurópode – um dos dois grupos conhecidos de dinossauro vegetariano – já descoberto no Brasil têm aproximadamente 110 milhões de anos. O amazonsaurus maranhensis, primeiro desse gênero e espécie no mundo, o réptil tinha 10 metros de comprimento e pesava 10 toneladas:
 

Modelo de como seria em vida o amazonsaurus maranhensis .

 
 
Comparação das dimensões de amazonsaurus maranhensis com um Titanossauro (dinossauro amarelo), homem e elefante (desenho de Ariel Milani)


Um comentário:

  1. valeu isso me ajudou muito o que estou estudando sobre os rios maranhençes para a minha feira de cultura xD

    ResponderExcluir

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21