08 janeiro 2010

A OPINIÃO DOS OUTROS


Ver imagem em tamanho grandeVocê se importa com a opinião dos outros?

Se sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma.
Que se conhece. É auto-suficiente.
No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco o quanto isso pode lhe ser prejudicial.O primeiro sintoma de alguém que está sob o jugo da opinião alheia, é a dependência de elogios.Se ninguém disser que o seu cabelo, a sua roupa, ou outro detalhe qualquer está bem, a pessoa não se sente segura. Se alguém lhe diz que está com a aparência de doente, a pessoa se sente debilitada e logo procura um médico.Se ouve alguém dizer que está gorda, desesperada tenta diminuir o peso. Mas se disserem que é bonita, inteligente, esperta, ela também acredita. Se lhe disserem que é feia, a pessoa se desespera. Principalmente se não tem condições de reparar a suposta feiúra com cirurgia plástica.

Existem pessoas que ficam o tempo todo à procura de alguém que lhes diga algo que as faça se sentir seguras, mesmo que esse alguém não as conheça bem. Há pessoas que dependem da opinião alheia e se infelicitam na tentativa de agradar sempre. São mulheres que aumentam ou diminuem seios, lábios, bochechas, nariz, para agradar seu pretendido. Como se isso fosse garantir o seu amor.São homens que fazem implante de cabelo, modificam dentes, queixo, nariz, malham até à exaustão, para impressionar a sua eleita. E, quando essas pessoas, inseguras e dependentes, não encontram ninguém que as elogie, que lhes diga o que desejam ouvir, se infelicitam e, não raro, caem em depressão. Não se dão conta de que a opinião dos outros é superficial e leviana, pois geralmente não conhecem as pessoas das quais falam.

Para que você seja realmente feliz, aprenda a se conhecer e a se aceitar como você é. Não acredite em tudo o que falam a seu respeito. Não se deixe impressionar com falsos elogios, nem com críticas infundadas. Procure estar bem com a sua consciência, sem neuroses de querer agradar os outros, pois os outros nem sempre dão valor aos seus esforços. Nesses dias em que as mídias tentam criar protótipos de beleza física, e enaltecer a juventude do corpo como único bem que merece investimento, não se deixe iludir.Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma.A eterna juventude é atributo do espírito imortal.

O importante mesmo é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem.
A opinião de alguém só deve fazer sentido e ter peso, se esse alguém estiver realmente interessado na sua felicidade e no seu bem-estar.

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor.

    Eu penso que a opinião dos outros pode ser válida ou não.
    Não podemos ser soberbos a ponto de dizer que "não aceito palpite dos outros em minha vida", mas não devemos nos deixar influenciar por qualquer um que pode não estar ciente e centrado na Palavra de Deus.

    Para seguir a isso, devemos "examinar tudo e reter o que é bom".

    Não é bom que nossa conduta escandalize nossos irmãos. O mundo tenderá a sempre querer nos desviar da vontade de Deus, mas nossos irmãos, se realmente firmados em Cristo, devem ao menos ser ouvidos, seguindo a análise e retenção do que é bom (bom conforme a Palavra de Deus).

    1 Ts 5:22 Abstende-vos de toda aparência do mal.

    Colossenses 3:22 Vós, servos, obedecei em tudo a vosso senhor segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

    Mateus 23:26b Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

    Seguindo esses princípios, vemos que a Verdade do Evangelho transforma não somente a nossa aparência, pois não vive da aparência, mas transforma o interior e em geral, todo o nosso viver, de forma que fugimos da aparência do que é mal, tendo em tudo nosso viver prudente, sendo sábios para fazer o bem, mas simples e estultos para fazer o mal.

    Pode não parecer "tão bonito", mas temos de zelar pelo que pensa o nosso próximo a nosso respeito, ou não há também amor em nós por eles? Contudo, sem contenda, mas em amor, amor primeiramente a Deus sobre todas as coisas e, por conseguinte, ao próximo como a si mesmo.

    2 Coríntios 8:21 pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

    1 Pedro 1:15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

    ResponderExcluir

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21