08 fevereiro 2010

De volta à rotina


Retorno das férias pode ser um problema para muita gente


Agência Unipress Internacional
Por Tatiana Alves




Acordar tarde, tirar uma soneca a qualquer hora do dia, assistir a filmes até altas horas e sair sem ter hora para chegar passa a ser a “rotina” de muitas pessoas durante as férias. O problema é que ela só dura um mês e, ao voltar às atividades habituais, muita gente enfrenta sérios problemas para entrar no ritmo. 

A psicóloga Luzia Pacheco aconselha que, mesmo que a família ainda esteja viajando, duas semanas antes da volta vá retomando a rotina aos poucos. “Procurar acordar e dormir mais cedo e fazer as refeições dentro dos horários da rotina diária são algumas das dicas.” 

A analista de sistema Elaine Vieira, de 29 anos, tem sentido na pele a dificuldade do retorno das férias. “Os primeiros dias são difíceis, pois o corpo está acostumado a não acordar tão cedo e não há preocupação quanto à hora de dormir, já que nas férias dificilmente você tem hora certa pra acordar.” 

A especialista explica que a adaptação não é instantânea. E é comum levar alguns dias para se ajustar. “As férias acabaram e só o que resta é o gostinho de quero mais. Mas nada como um dia após o outro para entrar no pique”, ressalta. 

Algumas dicas: 

- Volte à rotina habitual evitando grandes esforços nos primeiros dias; 

- Não ceda à fome fora de hora ou a fugidinha para um cochilo durante o expediente. Você pode levar mais tempo para se adaptar ao ritmo de trabalho; 

- Dormir pelo menos sete ou oito horas por noite é excelente para se ter energia durante o dia; 

- Planeje com cautela suas atividades na primeira semana de trabalho e vá aumentando de forma gradual até atingir o ritmo normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21