08 fevereiro 2010

Perca a vergonha


Timidez pode ser uma pedra de tropeço em sua vida


Agência Unipress Internacional 
Nilbe Shlishia

Embora não tão comum quanto no passado, a timidez ainda continua destruindo muitos relacionamentos e impedindo que outros aconteçam. Muitas vezes se manifesta por uma gagueira, um disparo no coração, medo e até mesmo uma crise de tremedeira. Isso tudo pode atrapalhar, e muito, um relacionamento. Algumas pessoas não ousam nem começar, por medo de não conseguir se controlar. 

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) possui um Centro de Estudos da Timidez e do Amor que tem ajudado inúmeras pessoas a se relacionar melhor. Muitos, inclusive, têm chegado ao matrimônio. 

De acordo com o professor Ailton Amélio da Silva, coordenador do Centro de Estudos da Timidez e do Amor, pelo menos 50% das pessoas não só são tímidas, como vítimas de sintomas como gagueira, coração disparado, aumento da pressão sangüínea, tremedeira, vergonha e medo de serem rejeitadas. 

Segundo ele, todas essas reações acabam atrapalhando o início de um relacionamento amoroso, que poderia ser bastante diferente se não houvesse toda essa pressão psicológica. 

Para o coordenador, a pessoa tímida constrói uma tragédia em torno de pequenas tentativas; o medo de se expor é tão grande que ela acaba deixando de agir, empobrecendo assim seu comportamento. 

O pesquisador aponta, como um primeiro passo no tratamento, a libertação do medo de ser rejeitado. A preocupação do que o outro vai pensar vem logo depois. Todos os passos são acompanhados por psicólogos. 

O professor acredita que o ser humano foi feito para se casar, pois tem a necessidade de ter alguém para conversar, morar junto, dividir os acontecimentos importantes da vida. "O relacionamento afetivo é necessário. No geral, se a pessoa não tem uma relação amorosa, sua vida acaba ficando muito pesada. 

Cerca de 92% das pessoas do mundo inteiro se casam pelo menos uma vez; e quem não se casa, com algumas exceções, começa a se comparar com os outros e a sentir solidão. Além disso, a sociedade impõe uma série de rótulos às pessoas solteiras. Temos mecanismos que se realizam junto com outra pessoa, alguém para confiar", diz Amélio da Silva. 

O serviço prestado pelo Centro de Estudos é gratuito e as inscrições são permanentes, sendo a finalidade do atendimento o estudo acadêmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21