10 fevereiro 2010

Quer entender o que Deus fala com você?

Aprenda a estabelecer um canal direto com Ele


Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia



Muitas pessoas não entendem o que Deus quer lhe falar. Mas será que Deus usa uma linguagem tão difícil para se comunicar com o homem? Porque, muitas vezes, o ser humano passa por lutas e não consegue entender o que Deus está lhe falando. 

Bom, embora muitos cristãos achem que a oração é um monólogo, Deus ama dialogar com o homem e se empenha para isso. O que acontece é que alguns quesitos básicos precisam ser entendidos dentro de um diálogo com Deus. 

Em primeiro lugar, é de suma importância que o homem entenda que um diálogo compreende uma conversa entre duas pessoas. Quando uma fala a outra precisa escutar. É necessário respeitar o momento em que o outro se pronuncia. Com Deus não é diferente. 

Na verdade, às vezes o homem ora pedindo uma solução ou uma orientação de Deus, mas não lhe dá oportunidade de resposta. Deus fala através de sua palavra, que é a Bíblia Sagrada, mas isso não impede que fale também de outras inúmeras formas. 

No livro de Jô 33:14 está escrito que Deus fala com o homem de várias maneiras, mas ele não lhe dá atenção. “...Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso.” 

Na Bíblia há registro de Deus falando com o homem das mais diversas formas. Uma delas, porém, consegue chamar bastante a atenção do homem até hoje. Trata-se de quando Deus usou a boca de uma jumenta para falar a seu servo. Deus queria livrar Balaão do perigo e fez com que a jumenta que montava não fosse pelo caminho que ele queria ir. "Então o Senhor faz falar a jumenta, a qual disse a Balaão: ‘Que fiz eu, que me espancaste já três vezes?’” O relato se encontra registrado no livro de Números 22:28.
Deus usa circunstâncias diárias, seja um atraso ao trabalho, um pneu que fura no meio do caminho, algo que ficou em casa e obriga o retorno ao lar para pegar um objeto qualquer, um telefonema aparentemente sem sentido de última hora, que lhe seguram em casa para livrá-lo de um acidente ou algo ruim. Geralmente a pessoa nem se dá conta do livramento que teve, mas uma coisa é certa: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28) 

Na maioria das vezes, a resposta está diante da pessoa, mas ela não consegue enxergar. Além da Palavra, Deus fala em sonhos, através de pessoas, de fatos e até da dor quando o homem se afasta da sua presença. 

“Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” (Provérbios 20:30) Quando o homem se afasta do amor de Deus, Ele permite a dor para que esse homem retorne para seus braços. 

Para os que acham que a Bíblia foi escrita somente para o povo do passado, aí vai uma grande revelação encontrada no livro de 1Timóteo 3: 16-17. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 

Todas as respostas que o homem precisa se encontram na Bíblia, ainda que ele não tenha consciência disso. A Bíblia é o mapa do tesouro que não está escondido. 

No livro de 1 Tessalonicenses 2:13 está escrito que quando uma pessoa recebe a Palavra de Deus, crendo que essa Palavra não vem de homem, mas vem de Deus, essa palavra vai operar em sua vida com eficácia. Ou seja, as bênçãos e promessas se cumprem naquele que crê na Bíblia, pois ela é a própria boca de Deus na Terra. 

Deus fala de várias formas, mas é preciso estar atento para ouvir a Sua voz. 

É como passar por um portão, mas antes de ele ter que atravessar um matagal alto com o terreno cheio de lama e lixo. Ora, se o terreno fosse plano, capinado e seco, o portão seria visto com facilidade, certo? Assim é a nossa comunicação com Deus. O terreno é o coração do homem. Se alguém se esforça para andar em santidade, com um caráter íntegro, fugindo das tentações desse mundo, procurando ler na Palavra de Deus o que O agrada, certamente não terá dificuldade em identificar e entender a Palavra de Deus. 

Quer conhecer mais de Deus? 

Inteligência (Gn 18.19; Êx 3.7; Pv 3.19; Atos 15.18) 
Sensibilidade (Gn 6.6; Sl 103.8-13; João 3.16) 
Vontade (Gn 3.15; Sl 115.3; João 3.38) 
A Bíblia registra um Deus que fala (Gn 1.3) 
Um Deus que vê (Gn 11.5) 
Um Deus que ouve (Êx 3.7; Sl 94.9)


2 comentários:

  1. CREIO SIM QUE DEUS É O MAIOR PODER DE TODO O PLANETA, TERRA E MARES, TENHO PLENA CERTEZA QUE ELE ESTA CONTEMPLANDO NOSSAS ATITUDE AQUI NA TERRA,
    SOU MUITO FELIZ, POR EXISTIR ESTE GRANDE DEUS, SE NÃO FOSSE ASSIM ESTE MUNDO SERIA SEM LEI, UMA DESORDEN TOTAL, PELO FATO DE EXISTIR DEUS O MUNDO É ORGANIZADO
    UM FORTE ABRAÇOS


    MILTON G. SIQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. amo jesus tenho certeza da presença dele em minha vida ,mas eu sou muito pecadora ,procuro nunca esquecer quem me protege jesus me perdoa por tantos pecados mas eu ti amo a minha tristeza neste momento é culpa exclusiva minha,por favor me de a tua mao nessa hora,sabes que tu senhor és o unico deus que abita em meu coração,a tua presença é diaria em mim por favor não me abandone e obrigada pelas graças alcançadas que são muitas em seu nome amem.

    ResponderExcluir

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21