14 setembro 2009

A verdadeira motivação

O que é motivação? Como sentir-se motivado? Como enfrentar as dificuldades do dia-a-dia com entusiasmo?
A resposta está na própria palavra. Motivação é o MOTIVO para a sua AÇÃO. É o porquê, a razão pela qual você faz o que faz. A motivação é gerada por um desejo, quanto mais forte for este desejo e a certeza de que vai concretizá-lo, mais forte será a motivação.
A motivação está relacionada com objetivos futuros – é o motor que o move em direção do que você deseja. Pessoas bem-sucedidas, que atingiram e continuam buscando objetivos, fazem o que for preciso para chegarem onde desejam. Isto significa, muitas vezes, fazer o que não se gosta! Foi identificado como uma das características de pessoas bem-sucedidas a disposição para fazer o que as fracassadas não querem fazer. O fracassado só pensa no momento imediato – só pensa em fazer o que gosta. O bem-sucedido não olha para a satisfação presente, é movido pelo desejo de conquistar os seus objetivos, por isso não se importa em realizar atividades desagradáveis no presente.
Alguns acreditam que pessoas felizes são pessoas motivadas. Estar contente com uma situação não é sinônimo de estar motivado. A satisfação pode gerar o efeito contrário – o comodismo. A pessoa sente-se tão confortável que se acomoda – ela está feliz, mas não há motivação alguma. Quando a pessoa atinge um determinado ponto de onde ela não consegue mais ver um horizonte a ser conquistado e se sente plenamente realizada com suas conquistas, ela começa a desmotivar-se.
Pessoas altamente motivadas são constantemente energizadas pela imensa vontade que possuem de conquistar aquilo que desejam. Elas sabem onde querem chegar, não andam pela vida sem rumo esperando que uma oportunidade qualquer bata à porta. Elas vão para o trabalho motivadas com suas próprias metas e não com a atividade em si. Elas não se importam em realizar tarefas desagradáveis, enfrentar desafios, trabalhar muito além da conta sem receber por isso. Elas são movidas por um combustível muito mais poderoso do que as recompensas que podem oferecer a elas.
Pessoas motivadas atingem resultados independente de estímulos externos. Quem se deixa abalar pelas dificuldades da vida, precisa mudar a si mesmo antes de buscar sentir-se motivado, do contrário a motivação será sempre passageira – quando se está tudo bem, a pessoa se sente motivada, mas frente a primeira dificuldade ela sucumbe.
Estudos de caso de pessoas bem-sucedidas mostram que estas geralmente não se comparam com outras pessoas, se importando unicamente com seu próprio caminho. A pessoa verdadeiramente auto-motivada vive numa realidade paralela. Ela segue seu rumo independente do que ocorre em volta dela. Recompensas não a motivam, erros e críticas não a desmotivam. Ela segue sua bússola interna, tornando-se "insensível" para condições ambientais de trabalho, dificuldades na vida pessoal ou financeiras. Não é que as outras coisas são "menos importantes" do que a concretização da meta. É uma questão de autoconfiança. A pessoa intrinsecamente motivada confia em si mesma e em sua capacidade para conquistar o que deseja. A força de seu desejo é forte o suficiente para que ela não se deixe abalar por dificuldades, sejam elas de quaisquer natureza.
Os grandes exemplos da força da motivação nos mostram que para a pessoa motivada não há obstáculos intransponíveis, não há condições ambientais, críticas ou "puxadas de tapete" capazes de desmotivá-las. A única coisa que pode desmotivar uma pessoa verdadeiramente motivada é ela mesma. É a dúvida quanto à própria capacidade ou mesmo a perda de interesse na meta buscada.
Com tudo isto, podemos afirmar que a chave para alcançarmos a verdadeira motivação é a FÉ! A fé é a mola propulsora da motivação. É a força que move uma pessoa para a ação. Esta força vem de Deus e faz com que se acenda uma chama dentro de nós, nos impulsionando a agirmos e conquistarmos a vitória! 
Fonte adaptada: Fran Christy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21