05 outubro 2009

Encarando o Futuro Com Confiança



Apesar do que reivindicam pesquisadores, autoridades e vaticinadores, ninguém pode prever com exatidão o que vai acontecer nos próximos 365 dias. Nossos melhores e mais bem informados prognósticos não passam de suposições. Existem variáveis e incógnitas demais para que seja possível fazer projeções exatas do que jaz adiante de nós, na esfera pessoal e no mundo em geral.  
 
As mudanças em nossa sociedade aumentaram não apenas em velocidade e intensidade, mas em imprevisibilidade. Quem poderia ter previsto as mudanças dramáticas que a economia enfrentou no ano passado? Fazer negócios nesse ambiente de volatilidade transformou-se no que Michael Annison rotulou de controlar um furacão. Como alguém pode ser bem-sucedido quando o futuro é tão incerto? A Bíblia sugere alguns princípios eternos que ajudam a encarar o futuro: 
 
. Inclua Deus ao estabelecer metas. Francamente, é muito tolo fazer planos sem antes consultar Deus. Ele é o único que verdadeiramente conhece o futuro e está disposto a guiar-nos rumo a ele. A Bíblia diz: Nós fazemos nossos planos, mas Deus tem a última palavra (Provérbios 16.1, tradução livre). Em outras palavras, planejar sem orar é presunção. Comece orando: Deus, o que o Senhor quer fazer em mim e através de mim neste dia, nesta semana, neste mês, neste ano?
 
. Viva um dia de cada vez. Embora devamos planejar o amanhã, não podemos viver o dia que está por vir antes que ele chegue. Muitos gastam tanto tempo lamentando o passado e preocupados com o futuro, que não lhes sobra tempo para desfrutar o hoje! Alguém fez esta espirituosa observação:Vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos.
 
. Decida tirar o máximo de cada momento de cada dia.  Viva a vida em sua plenitude, sem afligir-se com o que vai ou não acontecer amanhã, na próxima semana ou mês. Jesus disse:Não fique ansioso com o amanhã; Deus cuidará de seus amanhãs. Viva um dia de cada vez  (Mateus 6.34, tradução livre). 
 
. Não adie faça o que tem que ser feito agora!  A Bíblia aconselha:Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer (Provérbios 27.1).
Procrastinação é uma armadilha sutil. Ela desperdiça o hoje adiando tudo para amanhã. Promete fazer o que precisa um dia destes. Mas um dia destes geralmente acaba sendo dia nenhum.  
 
O que você planejou fazer nos últimos seis meses e que não foi feito? Quando pretende começar a trabalhar nisso? Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: Volte amanhã e eu lhe darei algo, se pode ajudá-lo hoje (Provérbios 3.27-28). Em outras palavras, aja agora!
 
Medite sobre estas palavras de confiança enviadas por Deus: 'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração (Jeremias 29.11,13).




Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21