03 outubro 2009

A espada, a tocha e o cântaro

"Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: Pelo SENHOR e por Gideão!" (Juízes 7.18)

Se dependesse do número de homens de sua tropa, Gideão jamais ganharia a guerra, porque estava em grande desvantagem. Nessa passagem, nós podemos ver que ele e seu exército, possuíam algumas armas nem um pouco convencionais. Mas elas poderiam ser obstáculo, para um exército pronto para enfrentar uma batalha? Não! Pelo contrário; foram exatamente esses elementos que lhes garantiu uma vitória extraordinária sobre seus inimigos.
Vejamos então, o que cada um desses elementos representa e como foram usados na batalha:
A ESPADA é a revolta. É a combinação da fé inteligente com a fé espiritual. É crer na Palavra de DEUS e colocá-la em prática, clamando pela realização das sagradas promessas em nossas vidas. São as atitudes que devemos tomar, que nos levam a conquistar o que queremos. É crer em nós mesmos. Muitas pessoas acreditam em si, mas não acreditam em Deus e como resultado, elas arriscam perder tudo que já conquistaram. Qual é a garantia que temos que a vitória conquistada irá permanecer? Bem, a resposta vem logo a seguir - é a tocha.
A TOCHA simboliza o fogo de Deus. É a presença do Espírito Santo dentro de cada um. Sabemos que somente em sociedade com Ele, se torna possível ganhar batalhas impossíveis. Talvez você faça tudo que está ao seu alcance, mas a força para suportar os momentos difíceis, uma hora vai acabar se não carrega o Espírito Santo dentro de si. Ele é também a luz que o guia em sua jornada. É por isso que a palavra de Deus, nos diz que aqueles que são nascidos d'Ele, vencem o mundo.
O CÂNTARO VAZIO representa o coração limpo, para que o fogo de Deus possa brilhar ali. Um cântaro cheio de dúvidas, e outros pensamentos negativos, não deve ser tolerado, porque isso destrói completamente a Obra de Deus em sua vida. De fato, isso é o que o diabo faz na vida de muitos religiosos: ... contaminando a fé com pensamentos de aceitação de seus problemas, fazendo-os se sentir inseguros e frágeis."
"E permaneceu cada um no seu lugar ao redor do arraial, que todo deitou a correr, e a gritar, e a fugir." (Juízes 7.21)
Foram esses três elementos juntos que os levaram a certeza da vitória.


Bispo Julio César


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21