01 novembro 2009

Fé individual

"Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo." Mateus 25
Você sabe que as dez virgens simbolizam aqueles que estão na igreja.
"Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o."
Todo mundo que é de Deus sabe que a fé é individual, assim como a fé, a salvação também. Não coloque a sua salvação em risco por causa de esposa, esposo, filhos, mãe, pai, ou seja, de quem quer que seja. A tua salvação é a coisa, o bem mais precioso que possui.
"Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora."
Você vê a situação espiritual de quem não tem o azeite. Esse azeite simboliza a comunhão com o Espirito Santo. E porque que tem muita gente dentro da igreja que não tem essa comunhão com o Espírito Santo? Porque que falta essa comunhão na vida de muita gente?
Por qual razão?
E você sabe que por falta desta comunhão a pessoa sempre quando vem a tentação ela cai. Porque cair em tentação não é só você cometer o ato em si, é permitir que pensamentos e sentimentos contrários a palavra e a vontade de Deus fiquem alojados em sua mente e no seu coração. Porque que faltou essa comunhão, esse azeite na vida das virgens?
Porque elas na hora que tiveram que pagar o preço para terem o azeite reserva elas não quiseram pagar, deixaram para última hora. Não será esse o seu problema? Não será esta a sua situação? Você tem deixado para última hora? Você não tem querido pagar o preço hoje? Você não tem renunciado, você não quer renunciar e humanamente falando você tem as suas razões para isso. Você tem os seus motivos, mas diante de Deus o que conta não são as nossas razões, não são os nossos motivos.
Um auxiliar de pastor me procurou outro dia e disse: bispo eu cheguei a conclusão que o melhor para mim é que eu saia da obra e volte a estudar a trabalhar. Eu disse aonde você aprendeu isso? Tudo bem vai Deus te abençoe. Mas aonde que você aprendeu isso, com quem aprendeu isso, quem te ensinou, em qual bíblia você aprendeu isso. Que o que vale diante de Deus é o melhor para nós e a pessoa buscar os seus próprios interesses e andar de acordo com suas vontades e viver de acordo com os seus pensamentos. Aonde você aprendeu…
E assim como ele tem muita gente no nosso meio, tem muita gente dentro da igreja do Senhor Jesus. É por isso que a cada dia aumenta o numero de igrejas aonde o evangelho de "portas largas" tem sido pregado. Veja que os pregadores fazem questão de mostrar uma simpatia, eles estão sempre com os dentes do lado de fora, porque querem ganhar as pessoas na simpatia, eles querem ganhar na carne. E eles até enchem as igrejas, mas a questão é a seguinte será que estão enchendo o céu? O trabalho que realizamos não é para encher a igreja não, o trabalho que realizamos é para encher o céu. Não só o trabalho mas a maneira como vivemos e para que tenhamos a nossa salvação.
Quando a pessoa não tem o azeite do Espirito Santo, ou seja, quando ela não tem a comunhão com o Espirito Santo, ela também não consegue entender os propósitos de Deus e por faltar esta comunhão este azeite, quando surgem situações adversas ela desanima. A reação dela é de desânimo, a reação dela é de se entregar, de se render aqueles problemas.
"Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus…"

2 Timóteo 1; 6-8
Timóteo aqui nesta ocasião estava desanimado, abatido, porque Paulo havia sido preso e Paulo ao se encontrar com Timóteo o repreendeu e o exortou. Ele disse para Timóteo: Presta atenção. O Espírito que há em você não é Espírito de covardia, não é Espírito de medo, não é para você ficar triste. Você deveria entender os propósitos de Deus. Eu não sou vítima dos nossos inimigos, eu não sou vítima dos soldados romanos, eu estou preso por causa do evangelho e se Deus permitiu que eu fosse preso é porque ele tem propósitos. E sabe qual era o propósito de Deus? É que Paulo tivesse tempo de escrever as epístolas. Porque se estivesse solto estaria andando de um lado para o outro abrindo igrejas e pregando o evangelho e hoje nós não teríamos as epístolas tanto para avivar como para edificar a nossa vida.
Só que quando a pessoa não tem a comunhão com o Espirito Santo ela fica com a mente confusa, embaralhada, o coração dela desmaia, por que falta essa comunhão. É porque que falta essa comunhão? Porque falta a decisão de assumir a sua fé e estar disposta a pagar o preço que tiver que ser pago.
A fé cristã ela tem um preço e só que paga o preço da fé quem tem condições de entrar no gozo do Senhor Jesus, tanto nesta vida como na vida eterna. E a parábola das dez virgens mostra que muita gente vai ficar para a grande tribulação, porque hoje não quer pagar o preço e se hoje com o Espírito Santo agindo dentro da pessoa, porque ainda que você não seja batizado com o Espirito Santo, Ele age dentro de você. E quando houver o arrebatamento o Espirito Santo não estará mais no mundo, e se com Ele você tem dificuldades de seguir o Senhor Jesus, de pagar o preço, então sem Ele ai que você vai se tornar uma pessoa indiferente a Deus e além de viver um inferno neste mundo, de gemer, sofrer neste mundo vai para o lago de fogo e enxofre. E Deus está te chamando a atenção e quem tem ouvidos para ouvir ouça. Falta essa comunhão com o Espírito Santo na vida de muita gente, por isso que diante das circunstancias você se abate, desanima e retrocede.
O azeite dentro da lamparina é o combustível, e ele que faz avivar, alimentar o fogo que há no pavio. E você precisa deste azeite, do Espírito Santo e se você que já O tem, precisa ter comunhão com o Espírito Santo, ter reservas espirituais e é preciso pagar o preço. Tirar dos seus olhos tudo o que te afasta de Deus, as vozes que você tem ouvido que tem te afastado de Deus. De repente tem ouvido um pastor de outra igreja e tem colocado dúvidas na sua mente. O que é de Deus não coloca dúvidas, a palavra de Deus coloca certeza em nosso coração. Essa voz de duvidas é do diabo. Mas se você quer ter uma vida avivada para que você possa ver a glória dEle na sua vida é preciso ouvir a voz do Espírito Santo. Você não pode dividir a sua fé com nada e ninguém.

Bispo Clodomir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21