20 dezembro 2009

Só recebe quem define

Depois que decidimos ouvir somente a voz de Deus e fazer tudo o que está ao nosso alcance (as duas primeiras decisões), temos que tomar a terceira decisão, que foi precisamente o que aconteceu com Abraão: DEFINIR O QUE SE QUER.

“Respondeu Abraão: Senhor Deus que me haverás de dar, se continuo sem filhos…”. Abraão teve que definir diante de Deus o que realmente queria, ele disse: “Quero um herdeiro com a mulher que amo, um herdeiro de sangue puro”. Só depois de Abraão ter definido o que queria, o seu sonho (não o maior, pois Deus prometera-lhe que ele seria pai de numerosas nações), é que este aconteceu. Deus respeitou-o naquele exacto momento, porque Abraão tinha definido o que realmente queria.

Quando observamos a passagem do cego de Jericó percebemos que aconteceu o mesmo. Sendo ele cego, mas não surdo, percebeu que um grande tropel de pessoas ali passava. Tendo logo indagado o que estava a acontecer, disseram-lhe que Cristo ali passava. Imediatamente, ele começou a tomar as suas decisões, tendo começado a clamar, chamando pelo Senhor, pois já estava decidido a ouvir somente a voz de Deus, de Cristo. E embora ele escutasse muitas outras vozes, rejeitou todas as outras para somente ouvir a voz de Cristo, continuando sempre atrás de Jesus. Quando foi chamado, ele deu um salto e pôs-se de pé, deixando a capa para trás e toda a humilhação que tinha vivido até àquele momento, porque estava decidido a fazer tudo o que estava em seu poder.

Perguntou-lhe Jesus: “Que queres que eu te faça?”, respondeu o cego: “Mestre, que eu torne a ver”. Aqui definiu, de forma bem clara, o que realmente queria e isso foi-lhe concedido.

Também a mulher cananeia, mesmo não pertencendo ao povo de Jesus, recorreu a ELE para pedir auxílio para a sua filha, que estava a sofrer imenso. Percebemos que nada impediu esta mulher, até porque, no seu percurso até Jesus, vemos que tomou as duas primeiras decisões: OUVIR A VOZ DE DEUS e FAZER TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE. Mesmo perante as palavras dos discípulos, que diziam para despedi-la, e diante das palavras de Jesus: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”; “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”, ela não se deixou desanimar, pois tinha definido o que realmente desejava, ao ponto de o próprio Cristo mencionar: “Ó MULHER, GRANDE É A TUA FÉ! Faça-se contigo como tu queres.”

A qualidade da nossa fé pode ser avaliada pela nossa definição. Chegamos à conclusão de que se não definirmos o que queremos, não iremos chegar a lugar nenhum.

BISPO_MENSAGENS

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário

Perguntas e orientações não serão respondidas neste espaço. Estas deverão ser feitas somente pelos meios disponibilizados na sessão CONTATOS. Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários. Somente comentários relevantes ao assunto serão autorizados.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair de modo algum, salvo à força de oração e jejum". Marcos 17; 21